sábado, 28 de dezembro de 2013

Dilma libera cartão desastre para cidades atingidas pelas chuvas em Minas



A Defesa Civil já contabilizou 18 mortos em todo o estado e ao menos oito pessoas desaparecidas em Virgolândia, uma das mais atingidas pelas chuvas na Região do Rio Doce; além de 2.460 desabrigados e 6.959 desalojados

Em visita a Minas, nesta sexta-feira, para sobrevoar as cidades atingidas pelas chuvas desde a semana passada, a presidente Dilma Rousseff liberou o cartão desastre para 42 municípios que decretaram situação de emergência no Estado. Ao anunciar a ajuda do governo federal, a exemplo do que ocorreu com o Espírito Santo, Dilma voltou a criticar a burocracia para a liberação e recursos a estados e municípios atingidos por desastres naturais. "Numa emergência não dá para liberar (recursos) pelos canais normais, por isso criamos o cartão desastre para superar a burocracia na liberação de recursos", disse Dilma em entrevista no aeroporto de Governador Valadares (MG).
A presidente lembrou que os municípios que decretarem emergência ou calamidade pública recebem o cartão para pequenas obras e limpezas de rua, mas cobrou o controle dos gastos. "Damos o cartão e controlamos o que o prefeito vai gastar. Em princípio, não tem limite, mas estamos de olho nele, porque dinheiro público é dinheiro público", disse. "Temos uma extrema fiscalização que é eletrônica, online", completou Dilma.

ImpactanteDilma relatou que visitou, de helicóptero, a cidade de Virgolândia, vizinha a Governador Valadares, uma das mais atingidas pelas chuvas e considerou "impactante" o que viu. "Você vê que a cidade sofreu um trauma", disse. "É sorte não ter rio caudaloso, porque seria muito parecido com o que vi na serra do Rio de Janeiro", concluiu ela, citando a tragédia na região serrana do estado, em 2011.

Dilma sobrevoou de helicóptero as regiões atingidas pelas chuvas acompanhada do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) e dos ministros Fernando Pimentel (Planejamento) e Alexandre Padilha (Saúde), prováveis candidatos aos governos mineiro e paulista, respectivamente.

A chuva que caiu desde a noite dessa quinta-feira em Virgolândia, na Região do Rio Doce, causou mortes e estragos na cidade. O temporal provocou a cheia do Ribeirão Palmital e a tromba d'água invadiu casas e comércios. Os corpos de três pessoas foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Finanças do município, Aurelindo Fernandes, pelo menos oito pessoas estão desaparecidas. O município já decretou estado de calamidade pública.

MutirãoNeste sábado, técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) estarão no Auditório da 8º Região Integrada de Segurança Pública (8º RISP), na Avenida Minas Gerais, nº 2.100, Bairro Esperança, em Governador Valadares, para auxiliar as prefeituras do Rio Doce. Os profissionais vão ajudar os enviados pelas prefeituras a resolver trâmites burocráticos como preenchimento do Formulário de Informação de Desastre, a criação do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, a captação de recursos federais e o preenchimento do Plano de Resposta (que deve ser remetido ao governo federal).
FONTE:em.com.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário