sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vai ficar na UTI: 'Não podemos prever como doença vai evoluir', diz médico de Rossi


O tipo de câncer de pulmão que acomete o cantor pernambucanoReginaldo Rossi, 69 anos, é um dos que mais se multiplica, porém, também é o que tem melhor resposta aos medicamentos. Essa informação foi repassada pelo pneumologista Murilo Guimarães, um dos médicos que acompanha o artista em seu internamento, durante entrevista coletiva no Hospital Memorial São José, no Recife, na tarde desta quinta-feira (11).
"O tipo de câncer que ele tem normalmente evolui de forma expansiva, com uma maior possibilidade de metástases. Mas também é o que melhor responde à quimioterapia. No entanto, não podemos prever como a doença vai evoluir. Em UTI não se planeja um dia, planejamos uma hora", explicou o especialista. Ao todo, seis médicos estão na equipe que cuida de Reginaldo Rossi.
O oncologista Iran Costa também participou da coletiva. Ele informou que o ciclo da quimioterapia, cujos preparativos começaram na terça-feira (10), teve início com a primeira aplicação na tarde da quarta (11). Diante da resposta ruim do paciente, especialmente no aspecto renal, houve uma adaptação da medicação aplicada nesta quinta. Na sexta, será feita a terceira sessão, que encerra o primeiro ciclo. "Vamos seguir o protocolo internacional, com o intervalo de 21 dias", informou.
Costa também falou qual era a situação de Reginaldo Rossi quando foi internado. "Ele chegou ao hospital com uma insuficiência respiratória e uma infecção nos rins, que era a situação clínica mais grave. A questão renal dificultou bastante o início da terapia, por isso só pudemos começar na quarta-feira", disse.

Independentemente do intervalo na quimioterapia, Reginaldo Rossi será mantido na UTI, com respiração por aparelhos, prescrição de antibióticos contra a infecção renal e sessões diárias de hemodiálise - que começaram no dia 3 de dezembro. Apesar da gravidade, os médicos veem melhora na situação de Rossi. "Ninguém pode prever o que vai acontecer nas próximas 12 ou 24 horas, mas a expectativa é que ele continue melhorando. Ele continua um paciente grave. Ninguém que está na UTI não está em risco de vida", pontuou o médico Murilo Guimarães.
O pneumologista também falou do estado de espírito do paciente. "Rossi aceitou o câncer com muita coragem e queria melhorar logo para poder voltar aos palcos, pois dezembro seria um mês com muitos shows. Antes de ter sido entubado, se mostrava muito otimista", comentou.
Evolução do internamento
Reginaldo Rossi está internado desde o dia 27 de novembro. No dia 4 de dezembro, um nódulo foi retirado da axila direita dele e submetido a biópsia. Na segunda (9) ,o cantor passou por um procedimento chamado toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão.
O resultado da biópsia, divulgado na quarta (11), confirmou o diagnóstico de câncer no pulmão. Rossi respondeu mal à primeira sessão de quimioterapia, na tarde da quarta, e precisou de hemodiálise e remédio para controlar a pressão.
No final da manhã desta quinta, a pressão arterial normalizou, e o funcionamento dos rins e os exames laboratoriais também melhoraram. A quantidade de remédios para controlar a pressão foi reduzida. De acordo com o médico Jorge Pinho, a quimioterapia inclui duas drogas por três dias e pode prever seis a oito ciclos que podem se repetir de acordo com a resposta do paciente.
Nascido no Recife, o cantor e compositor conhecido como o "rei do brega" tem 69 anos. Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Nos dias 21 e 22 de novembro, se apresentou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.
fonte: Logo PARAÍBA.com.br
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário