quarta-feira, 9 de julho de 2014

Israel mobiliza 40 mil soldados na reserva


Israel bombardeou durante a madrugada alvos na Faixa de Gaza relacionados com o movimento radical islâmico Israel bombardeou durante a madrugada alvos na Faixa de Gaza relacionados com o movimento radical islâmico Hamas
Depois de, durante a noite, ter sido realizada uma ofensiva aérea contra posições do Hamas na Faixa de Gaza, uma parte dos territórios palestinianos, Israel ordenou a mobilização de 40 mil soldados na reserva.
A operação, que recebeu o nome de código de 'Margem Protetora', poderá agora entrar numa nova fase com uma ofensiva terrestre contra o Hamas, movimento radical islâmico que controla Gaza desde 2007. Após um período de conflito com a Fatah, do Presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas, o Hamas integrou recentemente com esse partido um governo de unidade nacional.
A informação sobre a mobilização de reservistas foi avançada pelos media israelitas depois de uma reunião do gabinete de segurança liderada pelo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu. "O Exército está preparado para uma série de opções, incluindo uma invasão terrestre", disse um alto responsável israelita, que falou hoje à AFP a coberto do anonimato.
Nos últimos anos o exército israelita lançou várias ofensivas contra Gaza. A última aconteceu entre 14 e 21 de novembro de 2012 e fez 177 mortos.
A tensão entre Israel e Hamas tem crescido nas últimas semanas, após o rapto e morte de três jovens estudantes judeus e, depois disso, a morte de um jovem palestiniano que foi queimado vivo.
A Liga Árabe apelou entretanto à contenção e pediu que seja convocada uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação em Gaza, indicou o seu secretário-geral, Nabil al-Arabi, citado pela AFP.
FONTE: Diário de Notícias
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário