sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brasil lidera ranking de violência contra professores



sala de aulaO Brasil lidera os índices de violência em escolas entre 34 países pesquisados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O levantamento global foi feito com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos).
Entre os professores brasileiros, 12,5% disseram ser vítimas
de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
O dado é assustador considerando que a média geral é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

“A escola hoje está mais aberta à sociedade. Os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos”, disse à BBC Brasil Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE.

Ainda segundo o estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%. Neste quesito o Brasil está entre os dez últimos da lista, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade. Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.

FONTE: cearaagora.com.br/site/2014/08/brasil-lidera-ranking-de-violencia-contra-professores/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário