quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Saúde prepara programação especial para o Outubro Rosa


Visando estimular as mulheres a realizem exames preventivos de mama, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para outubro, mês em que é comemorado mundialmente a prevenção do câncer de mama.

Conhecido como Outubro Rosa, o movimento popular é internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento promove ações como palestras, mutirões de exames, distribuição de material informativo e orientações. Todas com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados e sensibilizar a população para contribuir para a erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.

A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, destacou que realizar os exames preventivos é importante para o diagnóstico precoce, quando detectado no início, o câncer de mama tem mais chances de cura e facilidade no tratamento. “Todas as mulheres com mais de 40 anos ou com mais de 35 se houverem casos da doença na família, devem procurar as unidades de saúde para realizar o exame”.

Para facilitar o acesso ao exame, os PSFs preparam para esse mês ações especiais em horários diferenciados. Dentro das ações estão coleta de preventivo, vacinação, orientações preventivas, aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica. Confira a programação:

Dia 03/10 – PSF VII – Jardim Primaveras, das 17h às 20h.
Dia 09/10 – PSF V – Pioneiro, das 17h às 21h.
Dia 09/10 – PSF IX – Rural, das 13h às 17h.
Dia 15/10 – PSF VIII – Bandeirantes, das 13h às 20h30.
Dia 15/10 – PSF X – Cerrado, das 17h às 20h.
Dia 17/10 – PSF I – Rio Verde, das 17h às 21h.
Dia 17/10 – PSF IV – Alvorada, das 17h às 21h.
Dia 23/10 – PSF VI – Jardim das Palmeiras, das 17h às 21h.
Dia 24/10 – PSF II – Rio Verde, das 17h às 21h.

Além dessa programação, a Secretaria de Saúde vai promover uma grande mobilização no Dia D da campanha, no dia 13 de outubro. A ação Vida Nova no Outubro Rosa, será realizada das 13h às 17h, na ASPM e contará com tarde da beleza (corte de cabelo, sobrancelha, unha) e ações preventivas (teste rápido de HIV e hepatites virais, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, autoexame da mama, vacinas e orientações preventivas).

E para encerrar a campanha, no dia 31 de outubro, o PSF X vai promover uma caminhada às 16h.

FONTE:  www.expressomt.com.br/matogrosso/saude-prepara-programacao-especial-para-o-outubro-rosa-114444.html
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário