segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Astronautas da ISS retornam à Terra


Cápsula Soyus TMA-13M com astronautas da ISS pousa na cidade de Arkalyk, região central do CazaquistãoTrês astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), um russo, um americano e um alemão, retornaram nesta segunda-feira à Terra, após uma missão de seis meses no espaço, informou a agência russa Roskosmos.
O pouso aconteceu na cidade de Arkalyk, no centro do Cazaquistão.
O russo Maxim Suraev, o americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst, que deixaram a Terra em 29 de maio, pousaram às 3H59 GMT (1H59 de Brasília) no Cazaquistão a bordo da cápsula Soyuz TMA-13M.
"Durante a viagem ao espaço, os integrantes da equipe percorreram mais de 70 milhões de quilômetros", anunciou a Nasa, a agência espacial americana.
Durante a estadia na ISS, a equipe - que iniciou a missão quando começou a crise política na Ucrânia, a mais grave entre a Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria — realizou dezenas de experiências científicas e fez várias saídas ao espaço.
Uma tripulação de seis astronautas, que permanecem na ISS por períodos máximos de seis meses, está sempre na estação.
A ISS é um laboratório espacial que entrou em órbita em 1998 e custou quase 100 bilhões de dólares. Em janeiro, a Nasa decidiu ampliar o período de operações até 2024.
Atualmente estão na ISS os astronautas russos Alexander Samokutiáev e Elena Serova e o americano Barry Wilmore. Uma nova tripulação deve chegar à estação até o fim do mês.
FONTE:  br.noticias.yahoo.com/astronautas-iss-retornam-à-terra-091405281--sector.html
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário